O dom de ser sincero

Não sei se já escutaram uma frase que diz assim: “Nunca fui perfeita, mas sempre fui verdadeira”. Levo essa frase comigo pra onde quer que eu vá, acredito fielmente nela, porque perfeição é difícil de atingir, mas a sinceridade está com você, você decide usá-la ou não. Ser sincero é ter coragem, é ter caráter. A verdade dói, mas maior é a dor de descobrir-se iludido, descobrir-se como alvo de uma traição, de uma omissão. Estou sendo clichê? Estou, mas tudo que é repetido exacerbadamente é porque ainda não foi ouvido.
Entretanto, hoje em dia, acho que as pessoas não simpatizam muito com a sinceridade, tanto faz, mentir tem gosto de aventura, uma aventura talvez até boa para uma das partes. Para apenas uma das partes. Se bem que vejo situações que têm apenas um lado, as pessoas não estão conseguindo ser sinceras consigo mesmas, e assim é impossível ser sincero com o outro.
Todos têm suas confusões e angustias particulares, mas temos que aprender a nos entender e não procurar confundir os outros dizendo várias verdades com o passar do tempo, ou dizendo algo e agindo de outra forma.
Pode soar confuso, mas viver é confuso, e é exatamente por isso que ratifico a necessidade de sermos verdadeiros, isso tornaria as coisas mais simples, e as decepções, aos poucos, iam sendo deixadas de lado. E, sinceramente, nada pior do que a dor de uma decepção.
Então, se hoje você poder tirar alguma coisa desse pequeno texto e levar pra vida, te peço para ser verdadeiro com quem amas e com quem odeias, te peço para falar a verdade, não iludir, não brincar com sentimentos. Entretanto, antes disso, vais sentir uma necessidade de entender a si próprio e, isso, eu ainda não sei se posso ajudar a outra pessoa alem de mim mesma. Lamento.

Deixe um comentário

