Negritude

Um dia desses, enquanto buscava o que fazer, assisti alguns minutos de Globo e vi a propaganda da Taís Araújo sobre o censo 2010, fiquei frustrada por ter que haver uma conscientização para que os negros se assumam nessa cor e assinalem-se como pretos. E antes que as críticas surjam, eu não estou acusando que a propaganda é errônea, estou apenas querendo dividir meu constrangimento, pois claramente vimos que vivemos em um país multiracial e mais além, multicultural. E mesmo assim há muitas pessoas insistindo em querer “uniracionalizar” o Brasil, se colocando como pardos e indígenas, ou até brancos e amarelos, que não são. E sim, mesmo com minha frustração, também construirei um texto de consientização.
A beleza do Brasil está na diversidade e é importante que no censo apareça essa mistura de cores, assinalemos sem medo que somos pretos e não tenhamos vergonha de nos assumir dessa forma, pois ser negro é ser brasileiro também, temos que lembrar que é mais que uma resposta a uma pesquisa, é uma resposta a você mesmo, sua cor é sua identidade. A medida que camuflamos nossa raça, tornamos mais fácil o Brasil ser um domínio dos de cores claras. Não quero, de forma alguma, inverter o jogo e menosprezar as raças ditas como “superiores”, e caso pareça isso, meu depoimento jaz em vão, tenho como intuito mostrar às pessoas que cada um com sua cor forma o que chamamos hoje de Brasil e nenhuma dessas pessoas podem negar ou omitir o que visivelmente são.
E se a Taís tenha que continuar fazendo propagandas de conscientização, e eu tenha que continuar a fazer textos veridicamente melosos, continuaremos, até alcançar nossos objetivos e o Brasil se torar, no papel, um país colorido.

6 Comentários (+adicionar seu?)

  1. BiiaLiimaa
    nov 13, 2010 @ 01:39:14

    É um enorme prazer ter uma pessoa, bela e maravilhosa como você, me defendendo, falando sobre mim. Kkkkkkkkkkkkkkkkkk’ Muito bem Iasmin vamos Botar pra *****(?)
    Muito lindo o Texto ;*

  2. iasminmendes
    nov 13, 2010 @ 11:47:53

    Obrigada linda, meu ego também agradece, haha.

  3. JullyanneRayssa
    nov 14, 2010 @ 00:24:04

    Amei amg muito massa =O

  4. iasminmendes
    nov 14, 2010 @ 02:06:18

    Hihi. Obrigada.

  5. Mateus Freitas
    nov 21, 2010 @ 02:15:54

    Gostei ;D

  6. IasminMendes
    nov 21, 2010 @ 19:10:00

    Hahaha, valeu :*

Deixe um comentário

